sexta-feira, 13 de julho de 2012

VIDA NOVA EM CRISTO


É a vida nova recebida pelo Baptismo em Cristo, isto é pela morte e a ressurecção do SENHOR ( Romanos 6: 3-4): 
"Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição. Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado)" 
E esta nova vida é concretizada nos seguintes elementos: o arrependimento, a crença, o baptismo em cristo, estar na palavra ( guardar a palavra), estar em Cristo, existir espiritualmente, separação com pecado, sentir a natureza de Deus.
Todavia, este renascimento compreende três fases evolutivas ou de desenvolvimento espiritual, que são:
a. Fase de Enfância
b. Fase de Juventude
c. Fase de Maturidade

" Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." 1 João 2:12 - 14
1)    O Arrependimento - é a mudança de mentalidades.
2)    A Crença - é a aceitação, a recepção da mensagem divina ou a boa nova para ser salvo e bem diferentemente da Fé que é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem ( Hebreus 11:1).
3)    Estar na Palavra - ou guardar a palavra, viver no mandamento de Deus, claro obedecer aos princípios bíblicos. 
4)    Estar em Cristo - é o baptismo no SENHOR, isto é o revestimento de Cristo.
5)    Existir espiritualmente - quer dizer o despojamento do ser antigo, carnal para viver segundo o espirito no reino dos filhos de Deus, espiritualmente vivificados. 
6)    Separação com pecados - é respeito das regras realisticas divinas que nos levam à santidade.
7)    Sentir a natureza divina - experimentar a vinvência cristã ou manifestar Deus no homem. Concretamente, Deus estar no homem, dirigindo o homem.
O que nos importante agora, é procurar as formas de como chegar a esta nova criatura, isto é, " nascer de novo", para a mudança de corpo, de um corpo carnal para o corpo espiritual ( João 3:3), é de saber como atingir ou alcançar esta nova vida e o seu significado.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."

O novo nascimento quer dizer " nascer de água e de espirito", João 3:5 ou é também nascer do Alto. E sabemos que existem dois tipos de natalidalidade, uma que é carnal e a outra é espiritual, "Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito."Romanos 8:5,( João 1:12 - 13, João 3:6). Neste caso, a natalidade que nos interesse é espiritual, caro irmão já recebeu cristo? Faça-o agora e mude a sua vida.

Como chegar a nova VIDA em Cristo? Sob a orientação do SENHOR na sua palavra dizendo que temos de nos arrepender e crer no SENHOR Jesus Cristo, a palavra, a luz, a água de vida ou a fonte de água. ( João 1:12-13; 3: 14-16). Nestes versos percebemos que cristo se representando como a serpente de Bronze, (Numeros 21: 5-9), este esquema nos ajuda chegar ao novo nascimento espiritualmente " mirar a serpente de bronze" ou crendo em Jesus Cristo, a palavra ou água e pelo Espirito Santo ou Espirito Vivificador ( Jeremias 2:13; João 4:14), mas também, a água pela qual " os que creram, nascerão de novo" significando o " Espirito Santo" que poderão receber os que acreditarem a palavra do SENHOR. Será que o irmão já recebeu o Senhor Jesus Cristo? pode fazê-lo agora? Abra o seu coração e receba o Salvador Jesus Cristo?

Vamos ver como se aplica o novo nascimento em Cristo e vê passo a passo, como Deus trabalha em nós quando começamos a entrar neste reino tão maravilhoso de paz e amor:

1º O Arrependimento: começa em retornar em vós mesmos, tomando consciência da perdição, da culpa que pesa sobre vós. Lamentando deste facto errôneo, agora passa-se a decisão de mudança, de posição ou de vida, quer dizer de mentalidade ou de direcção ( Números 21:7, Marcos 1:15, Lucas 24:47).

"E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." Marcos 1:15. Em muitos casos, as pessoas trocam os procedimentos cristãos, cream antes do arrependimento, aceitando o SENHOR JESUS CRISTO sem a mudança ou sem sentir que elas foram erradas não mereciam nada, mas pela graça esta culpa já não vale, se dicidirem abandonar o caminho antigo. É para dizer que o arrependimento, só vale, uma vez por todo - não precisamos fazê-lo cada vez mais, porque ninguém pode comer os vomitos após de os lançar.

2º A Crença: Aceitar ou olhar a Cristo, a quem foi mordido (veneno da serpente o pecado) deveria olhar para conservar a vida ( Números 21:9) ou aquele quem acreditar terá a vida eterna e ser filho de Deus, assim nascemos de novo ( João1:12, 3:14-16).

3º Viver sob a direcção da Palavra do SENHOR: que nos resgatou e revivificar, crescendo dela como os renascidos  ( 1Pedro 1:23-24; 2:2-3), deixando que a palavra seja nosso mandamento, sendo lei real ( 1João 2:5-7, Tiago 2:8).

4º Estar em Cristo: A todos os que nasceram de novo vivem em Cristo e bem protegido pelo SENHOR. Para dizer também, a nova criatura em Cristo precisa da cobertura ou revestimento do nosso SENHOR Jesus Cristo, estando morando em Cristo, o baptismo de Jesus, a libertação do antigo corpo para o novo, segundo a imagem de Deus, 2 coríntios 5:17, nisso acontecem o seguinte: anulação das coisas antigas e criação das novas.

a. Aquele que nasceu de novo, vive sem pecado e não é condenado – está separado dos antigos comportamentos da carne: 1João3:9-10.

b. A criação das novas coisas – neste facto começa a nova experiência da natureza divina, passando pela mudança da vida e existir espiritualmente: estar convecido como filho de Deus: Romanos 8:16.

Estando regenerado convém-nos esquecer as práticas antigas que nos separavam de Deus Vivo Eterno. E muitos daqueles que nasceram de novo, viram os seus nomes ser trocados como simbolo da nova vida e nova criatura, tais como:

1. Abraão,
2. Paulo,
3. Sara,
4. Cefas,
5. Israel.

Nascer de novo segnifica, passar nos seguintes processos:
1)    Ter novo nome - Apocalipse 2: 17 
2)    Novo mandamento – João 13:3 
3)    Nova Habitação ou morada – Apocalipse 3:12 -13 
4)    Novo Espirito – Romanos 7:6 
5)    Nova Direcção – Hebreus 10:20 
6)    Novo Cântico – Apocalipse 5:9 

Crer em Jesus Cristo nos oferece o poder de ser filhos de Deus, nascido não do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do homem, mas de Deus ( João 1: 12-13), isto quer dizer que não nascemos pela filiação (sangue), pelo esforço (carne) e pelos congreços humanos (homem)…mas amado irmão ou irmã pela sabedoria e vontade de Deus Vivo em Jesus Cristo.


  • Sera que o nosso irmão já faz parte desta linda família dos Filhos de Deus Eterno Criador de todas as coisas que ELE fez só pela sua GLÓRIA ?
  • Pode recebe-LO (JESUS CRISTO) agora?
  • Aceita ser chamado Cristão porque mudou a sua vida e já acompanha e está ligado ao nosso SENHOR JESUS CRISTO?




QUE O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOS ABENÇOE



Discípulo de Cristo
Malundo Muleleno

Cidade do Luena – Moxico/Angola.
14 de Julho de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário